Aquicultura: dicas para contribuir na melhoria da sua produção de peixes

Melhorar a aquicultura pode aumentar e melhorar a qualidade da produção sua produção de peixes

Aquicultura

Quando se fala de aquicultura, são muitos os fatores envolvidos. Ela é definida como sendo uma ciência que se relaciona a técnicas de cultivo de diversas produções que ocorrem em ambientes aquáticos. Garantir um bom sistema de aquicultura traz melhorias na qualidade da produção de peixes.

O professor Giovanni Resende de Oliveira, do Curso a Distância CPT Cultivo de Peixes em Sistemas de Recirculação de Água – RAS, destaca a importância de cuidar de maneira adequada e monitorar frequentemente os sistemas aquáticos em que ocorre a produção de peixes.

A atividade de aquicultura pode ser desenvolvida tanto em água doce quanto em água salgada e é responsável por cultivar os organismos aquáticos em condições controladas, com iluminação e temperatura ideais para a criação de peixe ou outras espécies.

O mercado da aquicultura é forte e pode atrair muito lucro! Aprenda algumas dicas que podem ajudar a melhorar os resultados de sua produção:

Qualidade dos peixes

A procedência dos alevinos, ou seja, dos filhotes de peixe que acabam de sair dos ovos, é muito importante para a produção. Os alevinos de qualidade não são facilmente encontrados no mercado, sendo importante que o produtor observe se há má formação, para que seja garantida a qualidade da produção futura.

Atenção à água

A condição da fonte utilizada para abastecimento e sua qualidade determinam a qualidade da água dos sistemas de produção. Assim, é necessário monitorar todas as fontes de abastecimento, para garantir a qualidade e também para que seja realizado o manejo adequado dos sedimentos do fundo dos reservatórios.

Alimentação

Os animais precisam de determinados nutrientes para que se desenvolvam de maneira adequada, então a qualidade da ração dada faz toda a diferença. Economizar e adquirir uma ração inadequada pode afetar toda a produção e gerar custos inesperados. Os peixes devem ser alimentados de acordo com a recomendação do fabricante da ração, de maneira a evitar prejuízos.

Tecnologias

A aquicultura já se desenvolveu muito, e as novas tecnologias dessa área podem facilitar muito a produção, além de diminuir a taxa de mortalidade dos peixes. É o caso da utilização das vacinas a partir dos sistemas de aquicultura, o que faz com que os peixes produzam anticorpos e não contraiam determinadas doenças.

A aquicultura, atualmente, se destaca no mercado de alimentos, crescendo muito no Brasil e superando o faturamento até mesmo da criação bovina. O peixe ainda é um dos alimentos mais comercializados em todo o mundo e algumas pesquisas estimam que essa produção tende a aumentar.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Peixes:

Cultivo de Peixes em Sistemas de Recirculação de Água - RAS
Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura
Outorga de Água

Fonte: Engepesca – Engepesca.com.br
Por Renato Rodrigues

 

Renato Rodrigues 16-12-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.