Aprenda a criar cachara, peixe com carne sem espinhos e saborosa

Essa espécie apresenta cultivo simplificado e carne saborosa

Cachara

A princípio, muita gente pode confundir o cachara com o pintado, mas basta observar suas listras verticais pretas e irregulares para notar a diferença. O Cachara é um peixe de couro, que possui carne saborosa, sem espinhos e com alto valor de comercialização, se tornando uma ótima opção para os piscicultores.

O professor do Curso CPT Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura, Giovanni Resende de Oliveira, explica que dentre as variadas espécies, muitos piscicultores ficam em dúvida em qual criar, podendo encontrar no cachara uma excelente opção tanto para criar quanto para obter lucro.

Apesar de não ser tão conhecida quanto seu “primo” pintado, essa espécie possui fácil manejo e comportamento pacífico, se adaptando bem à alimentação em cativeiro e suportando variações de temperatura da água.

Então, vamos à criação? Fique de olho nessas informações valiosas:

Iniciando

Para começar a criar os cacharas, os alevinos adquiridos devem estar saudáveis, ter entre 9 e 10 cm e já devem estar habituados com uma ração balanceada. Na hora de adquiri-los, procure sempre fazê-lo de criadores ou estabelecimentos certificados.

Ambiente

Suporta as variações de temperatura na água, mas a criação ideal é feita em águas com temperatura entre 24°C e 38°C. Isso significa que é um peixe de águas mais quentes, mas possui característica “rústica” que permite ser criado em regiões mais frias.

Água

Assim como na criação de qualquer outra espécie, a água dos tanques deve ser de qualidade, apresentando dureza de aproximadamente 30mg de carbonato de cálcio/L e pH de 6 a 8. O sistema de cultivo e a quantidade de peixes criados dependerá do volume do tanque.

Tanque

O melhor tanque para criar cachara é o tanque escavado. Seu tamanho deve ser de, no mínimo, 2000m², sendo possível criar um peixe por m² em condições ideais. Para construí-lo, é possível utilizar blocos de concreto e tubos PVC com capacidade de escoamento dos restos de alimentos e dos dejetos dos peixes.

Triagem

Entre 12 e 15 meses, os peixes devem passar por uma triagem, na qual remaneja-se a criação para outro viveiro a cada três ou quatro meses, tomando o cuidado para separar os peixes mais desenvolvidos, evitando o canibalismo e obtendo-se lotes mais homogêneos.

Alimentação

Esse peixe é mais sedentário e pode atingir sobrepeso se não receber uma alimentação equilibrada, o que prejudica sua saúde e desenvolvimento. A ração comercial comum pode ser oferecida, específica para peixes carnívoros. Como alternativa, também é possível oferecer minhocas e vísceras ou rações caseiras, mas a ração industrializada acaba sendo a melhor opção.

Reprodução

O cachara se reproduz, em ambiente natural, através da piracema. Em cativeiro, ela só é possível com induções hormonal, com machos maduros sexualmente após um ano de idade e fêmeas, após dois.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Nutrição e Alimentação de Peixes
Técnicas de Processamento de Peixes

Fonte: Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 22-10-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.