Aprenda a construir tanque para criação de peixes

Alguns passos são importantes para que se construa um tanque adequado para a criação de peixes

Construindo tanques para a piscicultura

O professor do Curso Online UOV Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura, Giovanni Resende, relata que a carne de peixe é uma das mais saudáveis a que temos acesso e, diante do notável crescimento da busca por uma forma de vida mais saudável, a criação de pescado tem despontado como uma excelente oportunidade empreendedora.

Para quem deseja investir nessa atividade, muito além de escolher a espécie a ser cultivada, é preciso pensar na construção do tanque que receberá os peixes escolhidos. Para isso, é necessário estar atento a vários pontos, pois a escolha do tanque e do tamanho correto é fundamental para o sucesso da criação. Após avaliar a topografia do terreno e o tipo de solo que receberá o tanque, fique atento a outras informações.

Os tanques podem ser de vários tipos, sendo o de terra e o de alvenaria os mais utilizados. Também há os tanques-rede, que têm produzido bons resultados para a criação de algumas espécies, como a tilápia.

Fique atento a algumas informações importantes para a construção de tanques para a criação de peixes:

Formato

É possível escolher dentre vários formatos qual será utilizado na sua criação. Porém, utiliza-se com mais frequência o formato retangular, que facilita o manejo e proporciona bem-estar aos animais. Também é preciso cuidar para que não sejam pequenos nem grandes demais, uma vez que tanques pequenos prejudicam o desenvolvimento dos peixes e tanques grandes geram mais gastos para o criador.

Tipos

Há dois tipos muito utilizados, que são os tanques feitos na terra e os feitos de alvenaria. Os tanques de terra requerem cuidados especiais na manutenção, mas acabam sendo mais baratos e proporcionam aos peixes uma sensação mais “natural”, favorecendo a reprodução e o manejo. Já os de alvenaria, podem ser feitos com tijolos, por exemplo, mas precisam ter terra no fundo. Como vantagem, os tanques de terra não precisam de manutenção regular e duram mais tempo.

Terreno

Como dito anteriormente, a topografia é fundamental para a construção de tanques. É preciso aproveitar ao máximo a topografia do terreno escolhido para a construção do tanque para que ele fique mais estável e não tenha infiltrações.

Solo

Solos de baixa permeabilidade e mais argilosos são os mais indicados para a construção dos tanques de peixes. Deve-se evitar solos arenosos ou com muita quantidade de cascalho, uma vez que permitirão mais infiltração e gerarão um consumo maior de água.

Abastecimento

O abastecimento dos tanques pode ser feito de duas formas: ou por gravidade, quando se constrói um tanque abaixo do nível de represas e nascentes, transferindo água por tubulações ou canais abertos; e por bombeamento, quando a água disponível está abaixo dos níveis do tanque, como poços.

Deságue

Também é imprescindível que o tanque possua um canal de deságue, para que leve a água ao tanque de estabilização ou decantação. Isso porque é necessário drenar a água do fundo dos tanques, por serem de baixa qualidade.

 


Conheça os Cursos Online UOV da Área Criação de Peixes:

Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Criação de Tilápias em Tanques-rede
Nutrição e Alimentação de Peixes

Fonte: Montar um Negócio – montarumnegocio.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 15-06-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.